O Que é Blueprint Hotmart? Guia 2023

Quer saber o que é Blueprint Hotmart? Então continue lendo este artigo.

Plataformas como a Hotmart, Eduzz ou Monetizze utilizam sistemas próprios de pontuação dos produtos cadastrados.

Assim, produtos que cumprem todos os requisitos ocupam posições de destaque nestes espaços. Quanto mais conhecido um produto, maiores as chances deles ser vendido.

o que é blueprint hotmart

Então, é importante conhecer os sistemas de classificação usados por estas plataformas. No caso da Hotmart, é o Blueprint.

Se você já utiliza esta plataforma, já deve ter visto o Blueprint. É aquela barra azul na parte superior do ícone do produto.

Blueprint está relacionado com a quantidade de informações sobre o produto fornecidas pelo produtor. 

Assim, um Blueprint alto significa que aquele produto cumpriu os critérios de apresentação e qualidade exigidos pela Hotmart.

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre o Blueprint e saber como conseguir uma boa pontuação para o seu produto, então continue lendo.

O que é Blueprint Hotmart?

O marketing digital é uma área que tem crescido todos os dias. Para atender a demanda de usuários, foram criadas plataformas de vendas online.

É o caso da Hotmart, pioneira nos segmentos educacional e tecnológico. Esta plataforma funciona como um espaço de comercialização de produtos digitais.

São mais de 108 mil produtos cadastrados na Hotmart. É possível encontrar desde e-books sobre temas diversos até mesmo palestras gravadas por grandes especialistas.

plataforma hotmart

Com tanta variedade, era preciso criar um sistema de pontuação para que os produtos melhores apresentados ocupassem posições de destaque.

Para isso foi criado o Blueprint. Este sistema de pontuação utiliza as informações cadastradas pelo produtor como parâmetro para decidir quais produtos devem estar melhor posicionados nas listas.

Quem utiliza esta plataforma já viu o Blueprint, por mais que não soubesse que esse é o seu nome.

É aquela barra azul localizada na parte superior do ícone de apresentação do produto, entre “Temperatura” e “Satisfação”.

Produtos com Blueprint alto são aqueles que apresentam todas as informações solicitadas pela Hotmart.

Os critérios são:

  • Nome apropriado ao tipo de produto anunciado
  • Escolha da categoria
  • Descrição clara e de fácil entendimento
  • Fotos e produto precisam ser de boa qualidade
  • Uso correto da gramática na apresentação do produto
  • Páginas de vendas atrativa
  • Preço e valor justos
  • Comissão convidativa para afiliados
  • Indicação de mídias de divulgação

Caso possua Blueprint superior a 60%, o produto é apresentado no menu “Mercado” da Hotmart. Quanto maior o Blueprint, melhor colocado será o produto.

Assim, produtos com bons índices de Blueprint fazem parte das listagens “Mais quentes” e “Mais recentes no mercado”, que são posições de destaque.

Então, como você pode perceber, o sistema Blueprint foi projetado para evidenciar aqueles produtos que possuem as melhores apresentações da plataforma.

produtos mais quentes na hotmart

Qual o Benefício do Blueprint Hotmart?

Como o Blueprint é calculado com base nas informações fornecidas pelo produtor, quanto maior este índice, melhor a sua apresentação.

Assim, o principal benefício do Blueprint é indicar ao afiliado se aquele produto é bom para ser promovido.

Isso porque os produtos que não apresentam as informações necessárias, como nome adequado e fotos de qualidade, não são atrativos para os clientes.

Então, o Blueprint precisa ser considerado pelo afiliado no momento de escolha do produto que será divulgado.

3 Dicas de como Melhorar o Blueprint

Neste artigo, você descobriu que o Blueprint ajuda os afiliados a escolherem bons produtos para serem divulgados.

Isso porque os produtos com bons Blueprints são aqueles que apresentam todas as informações necessárias para que seja atrativo para o público.

Então, é importante que os produtores prestem atenção neste detalhe e se esforcem para alcançar bons índices de Blueprint.

Algumas dicas podem ser úteis nesta tarefa. Descubra a seguir como melhorar o Blueprint do seu produto.

Pense na experiência do cliente

Oferecer uma boa experiência para o cliente é fundamental para que ele volte a fazer negócio ou mesmo divulgue gratuitamente aquele produto.

Afinal, ninguém fala bem de um produto se teve uma experiência de compra ruim, não é?

Então, a chave para ter um bom Blueprint é pensar em como proporcionar uma experiência satisfatória para os seus clientes.

como ter boa pontuação no blueprint hotmart

Aqui vale dar uma boa olhada na página de vendas e conferir se ela é atrativa. Também veja se todas as principais informações sobre o produto são fáceis de serem encontradas.

Lembre-se de direcionar a sua avaliação pela seguinte pergunta: se eu fosse um cliente, a página de vendas seria capaz de me convencer a adquirir o produto?

Preste atenção na gramática

Produtos que apresentam descrições com erros de português não são bem vistos pelos clientes. Por isso, não apresenta um bom Blueprint.

Então, dê uma atenção especial ao texto da descrição e também do seu material, caso ele seja no formato escrito.

Vale revisar o produto mais de uma vez para ter certeza de que não apresenta erros de gramática.

Defina um preço e valor adequados

A máxima de “produto caro é melhor” já não faz parte da realidade do mercado há muito tempo. Então, não pense que estabelecer preços altos é algo vantajoso para o seu negócio.

É importante que o preço do seu produto seja justo. Para isso, pense no valor entregue ao cliente.

Então, se pergunte: o preço que eu estou cobrando é coerente com a qualidade do meu produto?

Mais uma vez, pensar no seu cliente fará toda a diferença para se ter um bom Blueprint.

Para você ter uma ideia do que fazer, pode olhar os produtos mais vendidos na Hotmart como parâmetro, temos um artigo que fala sobre eles.